A IGREJA BATISTA CENTRAL DE ANÁPOLIS E O DISCIPULADO
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
( Mateus 28:18-20 )
A Igreja foi formada pelo Senhor e para o Senhor; porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. ( Rm 11:36 ) Ela não existe por si, e nem para si, mas existe para Deus, e para a sua Glória. Fomos chamados e separados para desfrutar da salvação de Deus em Jesus, mas também para cumprir o propósito missional de Deus aqui na terra. Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. ( Jo 20:21 )
A missão de Deus, que é a missão de Jesus, e que é a nossa missão; é fazer discípulos. Ide e fazei discípulos ( Mt 28:19 ) Indo, ensinando e batizando; essa é a dinâmica missionária da Igreja. Pregar, ensinar e inserir os novos crentes no Corpo de Jesus.
A Igreja Batista Central de Anápolis é uma Igreja comprometida com a Missio Dei e entendemos que o objetivo fundamental de todo e qualquer ministério cristão é: "pregar o evangelho de Jesus Cristo no poder do Espírito de Deus e ver pessoas convertidas, mudadas e crescendo para a maturidade do evangelho.” (MARSHALL, C & PAYNE, Tony. A treliça e a videira).
Graças a Deus somos uma igreja comprometida com a pregação do evangelho de Jesus, mas queremos ver pessoas convertidas e principalmente transformadas, crescendo em maturidade. E não conseguimos enxergar outra maneira que não seja através de um discipulado intencional. Este discipulado é realizado através de microgrupos de quatro a cinco pessoas, sendo um o facilitador; um crente mais velho e experimentado para compartilhar com os outros os princípios básicos da vida cristã. Vida na vida, através de relacionamentos profundos e saudáveis, onde haja a transparência, vulnerabilidade e prestação de contas.
Começamos esse processo em 2021 a partir de uma iniciativa da Convenção Batista Nacional que nos convidou para ser uma das igrejas protótipos, uma igreja farol. Iniciamos com a liderança da IBCA, pastores e líderes que já atuavam no ministério de Pequenos Grupos, dez irmãos que formaram a primeira geração e que se transformaram na equipe de apoio ministerial para o desenvolvimento desse programa.
Deus nos abençoou e essa liderança abraçou o desafio de sermos uma Igreja Fiel e Discipuladora. A primeira geração deu início à segunda, a segunda à terceira, e agora, estamos caminhando para a quarta geração. Ao longo dessa caminhada de quatro anos o Senhor foi levantando pessoas chaves para a continuidade do processo, e hoje contamos com um casal, Arnaldo de Pina e sua esposa Cida, irmãos que vivenciaram e compreenderam perfeitamente a importância do Discipulado Intencional, e que estão dedicando suas vidas a esse ministério de coordenar e acompanhar a formação de novos microgrupos de discipulado.
O desafio continua, levar pessoas a Cristo, acompanha-las em direção à maturidade cristã, e da maturidade, vê-las comprometidas com a missão de Deus. Mas é um desafio abençoador e recompensador, pois estamos certos de que estamos cumprindo a vontade de nosso Senhor e Salvador Jesus.
Pr. Jesus Aparecido
Conheça mais sobre o discipulado
Coordenadores do Ministério:
Arnaldo e Cida Pina (62) 99227.2280/ (62) 99247.8537
Equipe de Apoio:
Pastor Josué Mota
Pastor Roberto Mattos
Ricardo Costa
(62) 33212665
secretariageral@ibcanapolis.org.br